Chega de Acne!

A acne é uma disfunção genética e suas manifestações ocorrem de acordo com a oscilação dos hormônios sexuais. É uma doença da pele que causa a formação de espinhas, cravos, pápulas, pústulas e cistos.
As glândulas sebáceas secretam as gorduras para criar um manto protetor para a pele. Com aumento na produção dessa gordura, o poro por onde ela deveria chegar à camada externa da pele se obstrui e o que fica retido inflama. Esta alteração é o que chamamos de acne.
A acne surge principalmente na adolescência, época em que há uma explosão hormonal em nosso organismo. Hereditariedade, genética, alterações na produção dos hormônios sexuais, infecção por bactérias e até o estresse emocional são considerados fatores de risco para a manifestação da acne ou agravamento do quadro.
Como prevenir a Acne
Lave seu rosto algumas vezes ao dia, especialmente à noite, antes de dormir. Não esprema as espinhas, isso pode resultar na formação de cicatrizes definitivas.
Elas são classificadas em:
Acne Grau I: Presença de comedões abertos e comedões fechados sem processo inflamatório.
Acne Grau II: Presença de comedões abertos, comedões fechados e pústulas com presença de processo inflamatório.
Acne grau III (cística): Presença de comedões abertos e fechados, pápulas, pústulas e cistos. Processo inflamatório acentuado. Dor local.
Acne grau IV (conglobata): Presença de comedões abertos e fechados, pápulas, pústulas, cistos e placas. Processo Inflamatório com possível presença de Infecção local
Tratamentos para Acne
Limpeza de pele;
Peelings químicos para afinamento do estrato córneo / controle processo inflamatório;
Drenagem Linfática;
Alta frequência;
Máscaras calmantes / descongestionantes / anti-inflamatórias;
Peelings químicos / físicos, microagulhamentos e micropunturas para tratamentos de cicatrizes;
Devemos ressaltar que em acnes de graus III e IV o acompanhamento por um médico dermatologista é fundamental, pois será necessário o uso de medicamentos controlados para o bom resultado do tratamento.
Em todos os graus é importante o uso de produtos home care para manutenção e eficácia no tratamento. Uso de filtro solar também é necessário para se evitar hiperpigmentação pós-inflamatória muito comum em clientes com acne.
Deve-se evitar exposição ao sol durante todo o tratamento pois durante o mesmo a pele torna-se sensibilizada.